Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Atividade3.5

Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

  O currículo constituiu um dos factores que maior influência possui na qualidade do ensino. Este aparente consenso, esconde um equívoco. Não existe uma noção mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adoptadas  O curriculo continua a ser frequentemente identificado, com o "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco  e a sequência  de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos práticos, como escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos lectivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar".   Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os factores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo : "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objectivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover". 
    Mas o curriculo não é apenas planificação, mas também a prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e  nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas. 

 Entendemos que o curriculo nos oferece um parâmetro a seguir ,porem cabe ao professor ser criativo e dinâmico ao planejar e executar a sua aula enriquecendo com recursos pedagógico entre eles o uso da tecnologia digital.
No planejamento jogo nunca dez da atividade 3.3 e 3.4,a direção que o curriculo nos proporciona ,é trabalhar as operações fundamental (-,+,x,:),como trabalhar e quais recursos pedagógico usar cabe ao professor conduzir o processo ensino aprendizagem com eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário